PILAR DE NUTRIÇÃO E SEGURANÇA ALIMENTAR
O pilar de Nutrição e Segurança Alimentar focar-se-á no aumento da produção, aumento da produtividade e melhoria da renda das famílias. Estes factores terão um impacto não só na melhoria da dieta alimentar (acesso e diversificação dos alimentos) mas também na melhoria da qualidade de vida das comunidades (utilização) e no aumento de poder de compra dos Afs.
Para este pilar, o grupo alvo são as associações de camponeses (incluindo associações de mulheres), grupo de jovens produtores e fórum de produtores que serão empoderados para que com as suas actividades beneficiem as comunidades no geral.
Espera-se como um último deste pilar: i) um aumento da produção e produtividade agrícola nas famílias, ii) a diversificação dos alimentos para a melhoria da dieta alimentar e por conseguimento a melhoria dos níveis de nutrição e saúde comunitária (bem-estar dos AFs) e iii) o aumento da renda das famílias e por conseguinte o poder de compra.
Este pilar será implementado nas províncias de Nampula, Cabo Delgado, Niassa e Zambézia pelas razões apresentadas na fundamentação do pilar.
Para tal é preciso: i) acesso à informação sobre as tecnologias de produção, ii) acesso a informação sobre mercados, iii) acesso a insumos agricolas, iv) capacitação em técnicas de produção e v) capacitação sobre nutrição e segurança alimentar (boas práticas).
Toda intervenção neste pilar terá em conta as mudanças climáticas e boa governação.
Contexto e Alinhamento Estratégico: Os níveis de produção e produtividade continuam baixo e, as comunidades continuam com dificuldades em conservar a produção (pós-colheita) por um lado e, os níveis de sub-nutrição nas comunidades são alarmantes e com consequências no bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos, por outro lado. Este pilar está alinhado `a abordagem e mensagem de “Fome Zero” do governo moçambicano, por um lado e o direito à alimentação e a vida são pressupostos dos Direitos Humanos, por outro lado.
OBJECTIVO ESTRATÉGICO: Contribuir para a Melhoria da Nutrição e Segurança Alimentar das Comunidades Rurais.